quinta-feira, 15 de novembro de 2007

ensaio sobre a cultura


Era uma vez uma rapariga que tinha um carapuço vermelho e que foi aos morangos e havia um lobo que a queria comer mas ela não deixava e depois o lobo comeu mesmo foi a avó , parece que não era nada má , e então a rapariga disse Ó avó q'ollhões que tu tens e o lobo disse É para te ver melhor e a rapariga disse Ó avó que grande língua que tu tens e o lobo já não sei o que é que disse e depois apareceu um senhor vestido de verde e com uns colans e disse Eu sou o Robin dos Bosques que rouba aos pobres para dar aos podres e então o lobo lá fugiu e o Robin dos Bosques é que comeu a rapariga e a avó foi à procura do lobo e tal e ele há países em que se pode comer as pessoas , uma vez uma senhora deu-me de comer três pratos e depois eu repeti que estava com muita fome , foram quarenta euros mas fiquei satisfeito , e nesses países em que se comem uns aos outros chamam-se canibais e ninguém leva a mal porque, está visto, têm uma cultura diferente e por isso é que a cultura é muito importante , é para comermos o que queremos , a cultura é aquela coisa que dá na RTP 2 e a cultura divide-se em três partes que são a Pintura e a Arquitectura paisagística , a pintura é aquela coisa que se vê nos museus e a arquitectura paisagística é plantar pinheiros e pessegueiros e limoeiros , e eu uma vez fui a um museu e não vi lá muito bem porque como sou muito feio tenho sempre o saco em cima da cabeça e um senhor disse assim Cuidado que vai contra o Pomar e eu não vi pomar nenhum , vi logo que ele se tinha enganado que ali não era o departamento da Arquitectura paisagística , e como estava à procura do pomar levantei o saco da cabeça e um rapaz olhou para mim e disse Ó pai olha um Picasso e o pai olhou para mim e disse Meu Deus porque eu sou muito espiritual e as pessoas olham para mim e quando não vomitam dizem Meu Deus , e eu fiquei muito contente por pensarem que eu era o Picasso que é um senhor muito importante que pintou uma coisa chamada Les Mademoiselles d'Avignon que é o nome de uma senhora francesa que se chamava mademoiselle , e então eu cheguei a casa e quis pintar um bocadinho e fui buscar o baton da Clotilde e pintei-lhe os lábios e ela olhou para mim com aqueles olhos cheios de desejo e a boca entreaberta e eu disse Ó Clotilde queres que t' encha e ela não disse nada mas eu vi que ela estava cheia de vontade, e como a bomba da bicicleta estava avariada enchi a Clotilde a soprar , são sete válvulas sete, e quando acabei de encher a Clotilde já não tinha mais tes…

fôlego e então como sou muito espiritual olhei para o céu e disse Meu Deus na tua infinita misericórdia dá-me um bocado de t... fôlego, ajuda-me a sair desta dura provação olha a tua serva Clotilde no estado em que ela está e Deus deve ter olhado cá para baixo e pensado que eu estava a mentir porque a minha provação de dura tinha pouco e então claro, nada feito, tadinha da Clotilde , eu eu se menti foi sem intenção que com estas coisas não se brinca e ele há culturas em que têm mais que um Deus , vá-se lá saber porquê, deve ser um grande pecado , e eu vi isto no Canal História que é um canal que se chama Canal História e que dá coisas muito boas e a História divide-se em três partes, sendo que a Primeira parte é a do Homo Sapiens que era um senhor que viveu há trezentos e vinte e sete milhões duzentos e três mil e quatrocentos e sessenta e um anos e na altura não havia televisão e por isso não há imagens dele mas era muito cabeludo porque se encontraram uns pratos de porcelana que eram dele e três copos de cristal e aquilo estava cheio de cabelo , que nojo, e esse senhor mesmo sendo um grande badalhoco inventou a pedra lascada que teve muita influência na cozinha portuguesa e deu origem ao bacalhau às lascas que é um bacalhau que se faz às lascas , e inventou o fogo que era para cozinharem os dinossauros que eram verdes , que me desculpem os adeptos do Sporting , mas eram mesmo, e eram muito muito maus ( os dinossauros não os adeptos do Sporting ) e acho que é por isso que a claque do Sporting é tão pequenina , a maior parte deve ter sido cozinhada pelo senhor Homo Sapiens mas acho que não foi por mal , e dizia eu que a História se divide em três partes e a Segunda parte é a dos Romanos que eram uns senhores que se vestiam com uma lata em cima e uma saia em baixo , desses já há fotografias e fizeram filmes e tudo, um romano muito famoso é o Jorge Clúni e eu qualquer dia falo dele mas hoje não , e os romanos inventaram os caminhos romanos que são um monte de cascalho em que ninguém pode passar , e inventaram as pontes romanas que são a mesma coisa mas em cima dos rios e inventaram a salada César que era um romano muito rico que andava sempre com um bocado de erva em cima da cabeça para fazer salada , eu por acaso não como disso porque não quero piolhos na minha salada mesmo sendo os piolhos dum homem muito rico , e os romanos inventaram também o motor a quatro tempos que como todos sabem não serve para nada, e então depois temos a Terceira parte da História que são os Egípcios que inventaram as pirâmides que são um monte de cascalho muito grande ( os egípcios foram muito influenciados pelos romanos ) e que serviam para os turistas lá irem , e inventaram os camelos com duas marrecas que para levarem mais turistas , e inventaram ainda a maquilhagem ( como se pode ver na fotografia ) que é uma coisa que serve para as mulheres bonitas porem porque as feias já não vale a pena , mas há homens que também usam chamam-se trabestes , que Deus lhes perdoe e os guie por caminhos rectos, e então os Egípcios ( como se pode ver na fotografia ) inventaram também a posição de lado que, confesso, não é a minha favorita porque me faz doer a perna esquerda e agora tenho que ir embora porque acho que a Clotilde está a chamar , é sempre isto quando ouve falar nos egípcios , está sempre pronta para a brincadeira. Não sei aonde meti a pomada para a perna.

1 comentário:

Donagata disse...

Está visto que a tua especialidade é mesmo História. Sim senhor. Devo dizer que essa divisão alternativa é bem mais interessante do que a tradicional.
Olha que se fores ao meu blog tens lá um pequeno desafio. Se quiseres participa. Está no post com o título de "cadeia"